» Comunicação » Notícias EGITRON » Controle o nível na sua linha de enchimento com o SANE
  Controle o nível na sua linha de enchimento com o SANE
2015-05-05

SANE

Reclamações pelo fornecimento de garrafas com vinho em quantidades abaixo do especificado ou legalmente admitido, ou por outro lado a diminuição de rentabilidades devido ao desperdício pelo fornecimento acima da quantidade planeada são consequências de um controlo de nível de enchimento defeituoso ou inexistente.

Para garantir que o seu produto chega ao cliente na quantidade anunciada e consequentemente evitar a insatisfação do cliente ou a redução do lucro esperado, a solução passa pela utilização de um sistema de controlo do nível de enchimento.

A EGITRON tem por isso o prazer de apresentar o seu novo equipamento: SANE – Sistema de Análise do Nível de Enchimento.


Sistema de Análise do Nível de Enchimento


O SANE foi desenvolvido essencialmente para analisar o nível de enchimento de todas as garrafas que passam numa linha de enchimento. Até uma cadência máxima de 8000 garrafas/hora, identifica o nível do vinho (distância do topo da garrafa até ao nível), o comprimento da rolha (distância entre o topo da garrafa até ao fim da rolha) e o respetivo headspace (espaço entre vinho e rolha), tendo também a capacidade de detetar garrafas sem rolha. Depois de configurado corretamente, este equipamento permite a monitorização de vários tipos de garrafas, com vários graus de transparência e várias alturas, permitindo também a adição de novos tipos de garrafas se necessário.

O SANE encontra-se equipado com tecnologia de ponta na área da visão artificial que permite um controlo rigoroso de todas as garrafas, tendo a capacidade de efetuar medições com uma resolução de 0.1mm. Em situação normal de produção, devido à instabilidade provocada pelo movimento do tapete, o SANE consegue assegurar uma resolução de 1mm.
      SANE

Resumidamente, o sistema funciona da seguinte forma: após o rolhamento, a garrafa passa na zona de deteção do SANE sendo detetada a sua presença através de uma fotocélula. Nesse momento é imediatamente capturada uma fotografia e a câmara processa a informação obtida, identificando as zonas de transição, detetando o nível e os restantes parâmetros. Se o nível estiver fora dos limites, se a garrafa não tiver rolha ou se existir alguma falha na deteção da garrafa, esta é rejeitada. No momento da finalização ou suspensão da ordem de produção, será enviado um email automático para dois endereços configuráveis com o resumo e estado dessa ordem de produção.

  Ligação a Vários Acessórios

O SANE permite também a ligação a determinados acessórios, tornando-se numa ferramenta ainda mais poderosa. Poderá ser interligado a um leitor de código de barras, ou a um sistema de rejeição automática da garrafa para fora da linha de produção, ou ainda a uma sonda de temperatura para adquirir a temperatura do vinho e efetuar a respetiva correção dos níveis de enchimento recorrendo a uma curva de dilatação do vinho específica para o tipo de garrafa em análise.

Software Central de Gestão de Informação


Tratando-se de uma máquina para controlo da qualidade e supervisão, o SANE guarda todas as medições numa base de dados local possibilitando a apresentação de resultados estatísticos para facilitar a análise do processo.

Esta base de dados local que se encontra no PC do SANE é responsável pelo armazenamento temporário das ordens de produção, que poderão ser consultadas graficamente. As ordens de produção finalizadas, não são eliminadas, mas deixam de estar disponíveis para consulta.

Esta limitação é resolvida com o Software Central de Gestão de Informação. Com este software serão enviadas todas as informações para uma Base de Dados central possibilitando uma análise mais cuidada de todas as ordens de produção. O utilizador terá a possibilidade de consultar toda a informação registada na base de dados (data, nível de enchimento, comprimento da rolha, headspace) e um conjunto de dados adicionais associada a cada garrafa (lote de produção, tipo de produto, tipo de garrafa, etc.).       SANE
 

Através da aplicação do filtro pretendido, é automaticamente disponibilizado ao utilizador o gráfico dos resultados, os valores individuais de todas as garrafas analisadas e também um conjunto de dados estatísticos (média, desvio padrão, máximo, mínimo, Cp e Cpk), facilitando a identificação de tendências, a deteção de problemas e a redução de desperdício.

  Em Suma

De uma forma geral, os sistemas habituais de controlo do nível de enchimento da garrafa existentes no mercado apenas identificam se o nível está acima ou abaixo de um determinado limite mas não realizam a medição efetiva do nível e muito menos o registo desses valores. O SANE, possibilitando não só o controlo do nível de enchimento mas também a sua medição e registo, é um sistema muito superior aos sistemas convencionais, apresentando muitas mais potencialidades e opções.

Caso esteja interessado no SANE, ou necessite de mais alguma informação, não hesite em entrar em contacto com a EGITRON através do email info@egitron.pt.


Consulte a notícia publicada na revista "Robótica"

Mapa do Site . Termos e Condições . Política de Privacidade
by fullscreen © 2017 EGITRON. Todos os direitos reservados.