troca icon

Noticias EGITRON

2008-07-01

Aprovação Projeto QREN Cordyp

O projeto Cordyp, que tem como entidade promotora a Azevedos Indústria, SA e como co - promotores a EGITRON, a Multiwave Photonics SA e o INOV, recebeu recentemente aprovação do QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional) para a sua realização.

Um dos objetivos fundamentais do projeto Cordyp, resume-se à definição de uma tecnologia de impressão inovadora para materiais baseados em cortiça, mais precisamente rolhas naturais. 
A tecnologia que irá ser desenvolvida será baseada em tecnologia Laser de última geração e permitirá a realização da “marcação” do produto sem existir qualquer contacto.

A grande inovação deste projeto encontra-se no facto de passar a ser possível definir o que se pretende imprimir de forma totalmente flexível e em tempo-real e em qualquer quantidade de produto final ultrapassando assim todas as limitações existentes nos processos tradicionais de impressão (ou “marcação”). Esta característica de impressão dinâmica permite implementar mecanismos de rastreabilidade ao nível da rolha nunca antes possíveis neste sector. 

Este projeto é financiado no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico do QREN.