troca icon

Noticias EGITRON

2011-01-24

A importância da deteção de metais na indústria da cortiça e vitivinícola

Deteção de metais na indústria da cortiça e vitivinícola

A deteção de corpos estranhos, nomeadamente a deteção de metais, tem como objetivo contribuir para a segurança de todos os intervenientes do processo, fabricantes de rolhas, adegas e consumidores. A deteção de metais pode prevenir problemas nas máquinas de produção de rolhas e por outro lado nas linhas de engarrafamento das adegas.

Rolhas contaminadas com metal
São inúmeros os fatores que podem contribuir para o surgimento de metais nas rolhas de cortiça. Desde o chumbo oriundo de disparos de caçadores e que facilmente fica alojado na cortiça ainda na árvore, até aos pedaços de metal que são passados para cortiça durante o processo de fabrico.

Com um sistema adequado de deteção de metais, implantado principalmente na fase final de preparação das rolhas, ou na receção das rolhas na adega, obtém-se a garantia do não engarrafamento de vinhos com rolhas que contêm partículas de metal.

Poderão ser detetados metais de cerca de 1 mm, dependendo do tamanho e sensibilidade da cabeça de deteção e do tipo de metal. Deste modo evitam-se reclamações, interrupções nas linhas de engarrafamento, aumenta-se a confiança dos clientes, melhora-se a credibilidade dos produtos, assegura-se a durabilidade das máquinas e a aumenta-se a segurança dos consumidores finais.

Estas são as razões pelas quais a EGITRON, empresa de engenharia e automação industrial que desenvolve e comercializa equipamentos e software para controlo da qualidade e inspeção, tem o prazer de anunciar o alargamento da sua gama de produtos, passando a contar na sua oferta as soluções Sartorius.


Sartorius mechatronics
Sartorius, segmento de mecatrónica
A EGITRON tem agora a possibilidade de fornecer aos seus clientes, através da parceria com o fabricante alemão Sartorius, equipamento de pesagem, medição e tecnologia de automação para aplicações industriais e de laboratório. Nesta alargada gama de equipamentos destacamos os sistemas de controlo e inspeção, em particular os controladores de peso dinâmicos, os detetores de metais e os sistemas mistos/combinados como mais-valias para a indústria da cortiça.

Controladores de peso e detetores de metais

Controladores de peso e detetores de metais
Os controladores de peso dinâmicos, também conhecidos como sistemas de pesagem em contínuo, permitem a seleção, classificação, controle da integridade e otimização de quantidades predefinidas de produtos. Os detetores de metais, ao cumprirem com os mais altos requisitos de segurança, garantem que os produtos fabricados estejam completamente livres de contaminação metálica ao localizar as mais pequenas partículas metálicas. Um sistema misto/combinado, que consiste na junção ente um controlador de peso dinâmico e um detetor de metais, é um instrumento muito valioso na linha de produção pois resulta num aumento dos parâmetros de controlo com menor investimento e menor espaço ocupado.

Detetores de metais à saída das máquinas de contagem ou de embalamento de rolhas
Soluções à medida
Como exemplo de algumas aplicações standard desses sistemas, sugerimos a colocação de detetores de metais à saída das máquinas de contagem ou de embalamento de rolhas, ou antes da alimentação de rolhas nas linhas de engarrafamento.

Apesar desta vasta gama de sistemas, frequentemente o cliente necessita de soluções mais específicas, soluções desenvolvidas à medida. E é aqui que a EGITRON marca a diferença, trabalhando em conjunto com o cliente em busca da melhor solução possível, que pode originar alterações às configurações standard dos equipamentos ou por exemplo a conceção de sistemas de transporte de acordo com a linha de produção do cliente.

Azevedos Indústria
Para além da parceria com a Sartorius, a EGITRON conta igualmente com a colaboração da Azevedos Indústria na fabricação de tapetes e sistemas de transporte, bem como no estudo e alteração de layouts.