troca icon

Noticias EGITRON

2011-02-23

EGITRON mecenas do projeto para sequestro de carbono do Parque Biológico de Gaia

Parque Biológico de GaiaO projeto “Confie no Parque Biológico de Gaia o sequestro de Carbono” foi criado pela Empresa Municipal Parque Biológico de Gaia, seguindo as linhas do Protocolo de Quioto e da campanha “Mil milhões de árvores para o Planeta” integrada no programa das nações Unidas para o Ambiente.

O objetivo do projeto é a aquisição e florestação de 23 hectares de terrenos, até 2012, anexando-os aos 35 hectares já constituídos pelo Parque.
A contribuição é feita através da aquisição de metros quadrados de área florestal (€50/m2) em que cada metro quadrado corresponde em média ao retirar de 4Kg de carbono da atmosfera, por ano. Este valor inclui a aquisição do terreno, a sua florestação e a sua conservação pelo parque Biológico de Gaia por tempo indeterminado.

O carácter distintivo do projeto está no fato de não se resumir só à plantação de árvores como a maioria das campanhas semelhantes, mas sim no adotar de uma causa maior ao “adquirir terrenos e instalar florestas com carácter permanente”.

No final de 2008, a EGITRON tornou-se num dos mecenas deste projeto ao adquirir 4m2. Recebendo assim um “certificado e garantia de sequestro de carbono” e a satisfação de ter contribuído para mais uma grande causa e de no futuro poder ver a aplicação do seu contributo.


------------------------------------------------------------------------------------------
O que é o Sequestro de Carbono e o porquê da sua importância

Sequestro de Carbono é o nome atribuído “à fixação do dióxido de carbono (CO2) noutro lugar que não a atmosfera”.

Através da fotossíntese, a planta, neste caso a árvore, utiliza água e energia solar para transformar moléculas de CO2 atmosférico em moléculas que utiliza para se desenvolver. O CO2 é decomposto, sendo o carbono armazenado e o oxigénio libertado para a atmosfera.

A importância das floresta-se resume-se então à sua capacidade de “reter e armazenar o carbono” através de décadas ou até mesmo séculos. Em média, cada hectare de floresta retira da atmosfera aproximadamente 200 toneladas de CO2 por ano, o equivalente à poluição gerada por 20 carros pequenos no mesmo tempo.
------------------------------------------------------------------------------------------


Para mais informações podem dirigir-se à página do projeto em:
http://sequestrodocarbono.parquebiologico.pt/