2022-05-13
O Futuro da Qualidade
A Digitalização e a Indústria 4.0 são uma realidade e uma necessidade aos dias de hoje. Sobre elas, assentam o desenvolvimento das indústrias e dos países, focados cada vez mais em produções sustentáveis, ágeis, rápidas e inovadoras. A Qualidade tem aqui um papel preponderante, não só na produção de bens com melhor performance, mas também na otimização de consumos de matérias-primas na produção. É com esta visão que a EGITRON tem desenvolvido ao longos dos últimos anos várias soluções que permitem aos seus clientes implementarem estratégias de qualidade preditiva e de controlo estatístico do processo, diminuindo não conformidades e reclamações, aumentando a produtividade e, em última análise, a rentabilidade da empresa.
Com o foco no futuro, a EGITRON tem disponível no mercado soluções que permitem transformar as fabricas dos nossos clientes em verdadeiras Indústrias 4.0.
Através do EGITRON QualityControl (EQC) é possível aumentar significativamente a quantidade de ensaios que os Analistas fazem aos produtos. É através das potencialidades do EQC que os clientes da EGITRON conseguem alargar o controlo da qualidade de produto para diferentes fases do processo. Esta escalabilidade e elasticidade da solução EQC, permite ensaiar as receções de matérias-primas, controlar o produto em vias de fabrico, permitindo inclusive validar o processo produtivo, e também certificar as expedições incrementando às encomendas o necessário Certificado de Controlo de Qualidade.
Garantindo a aquisição automática de valores através do software HUB, comercializado em paralelo com o EQC, é possível aumentar o número de produtos controlados, mas também reduzir o erro humano associado à inserção manual de dados.
A solução EQC ganha especial relevância em empresas com mais do que uma localização ou laboratório, uma vez que a Circulação Digital de Relatórios habilita a Qualidade a partilhar digitalmente informação sem necessidade de recorrer a ficheiros Excel, pdf ou texto.
O EGITRON ProcessControl (EPC) está desenvolvido para exponenciar ao máximo a quantidade e qualidade de controlos aos processos de produção. A flexibilidade disponibilizada na configuração dos Planos de Inspeção permite uma panóplia de funcionalidades que visam facilitar o seu uso por qualquer tipo de utilizador: dos operadores de chão de fábrica aos administradores.
Uma dessas funcionalidades é o Planeamento de Controlos por Turno ou Controlos por Produção: este planeamento visa aumentar exponencialmente a capacidade de tomada de decisão, assegurando que os controlos são efetuados quando previstos, além de agilizar o trabalho do controlador.
Outra das importantes funcionalidades do EPC está na sua capacidade de rastreabilidade: é possível adicionar parâmetros de rastreabilidade ilimitados, e posteriormente filtrar Cartas de Controlo, Históricos e Relatórios pelos parâmetros que melhor ajudam à análise e tomadas de decisão.
Como expectável, todas as funcionalidades básicas de um software de Controlo Estatístico de Processo estão abrangidas no EPC, incluindo Histogramas ou cartas de controlo XR, XS, P ou I-MR, por exemplo.
O EPC tem como funcionalidade base Mensagens Instantâneas que permite aos chefes de secção e/ou outros responsáveis, receberem notificações quando os produtos não foram controlados nos períodos agendados ou existem valores e processos fora de especificação ou controlo. As notificações do EPC focam-se no empoderamento dos seus utilizadores, no sentido de intervirem no processo o mais rápido possível, minimizando tempos de paragem de produções e/ou não conformidades, e, por conseguinte, minimizando perdas e potenciando lucros.
Ambos os software, EQC e EPC, incluem o software de Aquisição Automática HUB que permite aos controladores de qualquer zona medir melhor, com mais eficácia e em maior quantidade. Sob o auxílio do HUB, é possível conectar os equipamentos de monitorização e medição (EMMs), e automatizar a aquisição de dados evitando erros de digitação e burocracia.
Simultaneamente, EPC e EQC foram desenvolvidos de base com a preocupação de permitirem uma adaptação ágil às metodologias do cliente, assim como uma integração com sistemas externos ajustada às reais necessidades de cada empresa. Repensar processos internos e digitalizá-los é cada vez mais uma prioridade para os gestores das empresas, assim a Qualidade é chamada a responder ao seu papel no seio da organização.
É com base nesta realidade que a EGITRON desenvolveu o Gallade, serviço que garante a integração da Qualidade na realidade de toda a Indústria. É através do Gallade que os softwares de Controlo da Qualidade se integram no Enterprise Resource Planning (ERP), Manufacturing Execution System (MES) ou ainda por exemplo em sistemas de Business intelligence (BI) para análise de KPIs.
Dada a evolução exponencial da tecnologia, a Aquisição Automática tem um papel cada vez mais relevante nos processos produtivos, pelo que a exigência de rapidez, agilidade e rigor são requisitos imprescindíveis em fábricas desenvolvidas.
Para fazer cumprir estes requisitos, a EGITRON desenvolveu a solução ToMachine (ETM) que visa agregar os equipamentos de monitorização e medição (EMMs) num sistema que consiga gerir todos os valores recolhidos das linhas de produção. A capacidade que o ToMachine tem em se integrar com sistemas Supervisory control and data acquisition (SCADA) permite elevar a Qualidade a um novo patamar.
O mundo é global e as indústrias são cada vez mais mundiais, no que concerne a clientes, mas também em processos internos. As soluções da EGITRON permitem à Qualidade ter acesso e gerar KPIs rigorosos e instantâneos.
O ecossistema de software EGITRON para o controlo da qualidade, alavanca a Qualidade para um patamar nunca antes atingido. Com a integração e expansão da Qualidade ao processo de fabrico, é possível aportar valor a toda a cadeia de produção, reduzindo desperdício, otimizando tempos de trabalho e controlando o processo de forma mais rápida e sem perdas.