2022-07-15
Teste de Abrasão e micro-riscos
Teste de Abrasão e micro-riscos em superfícies de madeira e laminados
A utilização de materiais naturais tem sido, desde há muito, um elemento diferenciador e impulsionador de vendas, em muitas linhas de produtos de consumo. A madeira real é vista como tendo um valor particular em termos de qualidade e luxo no design de mobiliário e veículos, assim como muitos componentes em diversas indústrias.
Para além das normas de ensaio centradas na segurança estrutural ao desempenho funcional, uma consideração adicional importante é a forma como um acabamento de madeira irá parecer durante todo o seu ciclo de vida. Os produtos naturais podem ter vantagens em termos de apelo visual ou táctil, mas na maioria das aplicações, a durabilidade deve também ser garantida, de forma a corresponder à durabilidade dos produtos alternativos a estes.
Ao longo do seu uso, superfícies como os tampos de mesa e o pavimento serão sujeitos a vários tipos de desgaste - sobretudo a abrasão - que resulta numa deterioração da aparência da superfície.
Marcas globais tanto em madeira maciça como em produtos laminados implementam testes de micro-riscos e de abrasão geral da superfície, de acordo com uma série de normas. Normas internacionais e métodos de teste internos adaptados permitem a estas empresas assegurar um nível consistente de qualidade independente do local de fabrico.
Solução
O equipamento de teste de abrasão Martindale foi desenvolvido para utilização em madeira, em colaboração com o Institut für Holztechnologie (Instituto para a Tecnologia da Madeira) Dresden, Alemanha. A sua utilização é especificamente exigida na norma de ensaio PD CEN/TS 16611: Furniture. Assessment of the surface resistance to microscratching.
Como a abrasão é definida como o desgaste da superfície causado pela fricção com outro material, o princípio do teste de abrasão é 'friccionar' a superfície da amostra de teste com um material abrasivo, sob certas condições.
O Martindale implementa o movimento circular para fornecer fricção multidirecional, proporcionando resultados mais representativos da utilização final real do que outros métodos no mercado, que arranham a superfície apenas em linha reta. O movimento é o de múltiplas curvas 'Lissajous’, criadas à medida que o equipamento faz o ciclo de fricção.
Apesar do movimento complexo do bloco abrasivo Scotch-Briteᵀᴹ na amostra, o próprio equipamento é fácil de usar - assegurando resultados consistentes e repetíveis. O software TestWise Touch fornece um ecrã táctil simples de utilizar para uma eficiência ótima.
A rápida criação de testes é possibilitada por uma interface orientada por normas, onde o utilizador é guiado explicitamente ao longo do processo, sem necessidade de formações exigentes. Uma vez concluído o teste, a superfície da amostra é inspecionada visualmente e classificada quanto ao nível de dano.
Uma gama de espessuras de amostras pode ser testada, tornando o Martidale capaz de testar o laminado de alta pressão (HPL) fino e decorativo até amostras mais profundas e sólidas de madeira, tais como bancadas. Estão disponíveis acessórios que proporcionam uma maior flexibilidade do espaço de teste.
Equipamento de teste recomendado
- Martindale para Madeira, de 2 ou 5 estações
- Acessório de montagem das amostras, 3M Scotch-Brite abrasivo e suporte, fuso e espaçador, 4 N ou 6 N
Benefícios
- Testes de abrasão repetitivos e baseados em padrões
- Consistência na Qualidade
- Avaliação da resistência a arranhões e micro-riscos, para materiais de superfície naturais e sintéticos
Normas
O Martindale para Madeiras, para além de contemplar várias normas internas da marca, está também em conformidade com as seguintes normas internacionais:
- PD CEN/TS 16611: Furniture. Assessment of the surface resistance to microscratching.
- EN 16094: Laminate floor coverings - Test method for the determination of micro-scratch resistance
- EN 438-2: High-pressure decorative laminates (HPL). Sheets based on thermosetting resins (usually called laminates) - Determination of properties
Fonte:
James Heal